NOSSAS CARNES

Alcatra

Corte alcatra

É considerada por algumas pessoas como a rainha das carnes nobres. Está localizada na parte traseira do animal entre o lombo e a coxa. Ela é uma carne suculenta e macia, uma excelente opção de carne magra, deve-se comê-la mais mal passada do que assada demais.

Assado de Tira / Costela

Corte Assado de Tira / Costela

Desta parte do boi, extraímos dois cortes diferentes: a costela e o assado de tira. A peça inteira, com o osso grande é conhecida como costela, nela a gordura está localizada no centro, o que contribui para se ter um churrasco mais macio e suculento, seu preparo dura em média quatro horas, já o assado de tira por ser um corte mais delicado, tem um preparo mais rápido, porém o sabor e a suculência são inigualáveis. Para quem aprecia costela os dois cortes são servidos diariamente na Churrascaria Tertúlia.

Bife Ancho (Contrafilé)

Corte contrafile

É o corte mais longo da carne. É localizado na parte traseira do animal e representa aproximadamente, 13,43% da carcaça do animal. Para não errar no preparo é só colocar a peça inteira e quando o sangue levanta de um lado é só virar uma vez e esperar o mesmo ocorrer com o outro lado. O seu ponto ideal é de mal passada ao ponto.

Cupim

Corte cupim

Este localizado na parte dianteira do animal, mais precisamente atrás do pescoço. É uma carne macia, entremeada de gordura, seu consumo deve ser moderado, por se tratar de uma carne extremamente calórica. A peça deve ser assada inteira, por aproximadamente quatro horas, enrolada em uma folha de papel celofane para ficar macia e a gordura não respingar no fogo.

Fraldinha

Corte fraldinha

Localizada entre a parte traseira e a costela do anima, ela foi considerada durante muito tempo como carne de segunda, mas hoje é apreciada pela maciez e pouca quantidade de gordura, características que levaram o corte a ser o segundo mais vendido no Brasil, ficando atrás somente da Picanha.

Maminha

Corte maminha

Uma carne de preparo rápido pode ser assada em brasa quente, sem fogo alto, com bifes de no mínimo dois centímetros de altura. Localizada próximo a alcatra ela também é considerada uma carne muito macia e saborosa, além de ser uma carne magra.
Dica: O seu corte deve ser na transversal, ou seja, do lado contrário da fibra da carne.

Picanha

Corte picanha

A estrela principal do churrasco, eleito como o corte preferido dos brasileiros, é extremamente suculenta e macia, porém o seu preparo exige alguns cuidados: bifes com no mínimo dois centímetros de espessura, para grelha e de cinco a seis centímetros para assar no espeto.

Como deseja que a carne seja preparada?

Mostramos aqui cada parte do boi e qual o modo de preparo ideal para cada uma.

Cortes Cortes